No âmbito do projecto levado a cabo pelo FORCOM com o apoio financeiro da União Europeia com o título, “Aumentando a Consciência Política e Ampliando as Vozes dos Cidadãos nos Processos Eleitorais e Democráticos” o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias iniciou um role de actividades nomeadamente um estudo de base, capacitação aos jornalistas das Rádios Comunitárias e aquisição de gravadores e motorizadas para as Rádios Comunitárias.
O FORCOM iniciou o projecto este ano numa parceria com a União Europeia que envolve 17 Rádioscom o objectivo de reforçar a consciência política doscidadãos de modo a que possam fazer escolhas livres, conscientes e a terem voz nos processos de participação politica.
Neste contexto, Percina Meque, Oficial do Projecto em causa e Naldo Chivite, Oficial de Comunicação e Advocacia do FORCOM, bem como Rui Manhique, Oficial de Finanças, efectuaram uma visita, no mês de Julho, às Rádios Comunitárias Pax na cidade da Beira, Dondo e Águia no distrito de Dondo de modo a garantir que todas as condições para o início dos programas radiofónicos estejam devidamente preparadas.
Percina Meque disse a Folha Informativa do FORCOM que este projecto pretende estimular e reforçar o trabalho que as Rádios Comunitárias já vêm realizando com vista a contribuir para uma monitoria efectiva nos processos eleitorais e de modo a dar contributo para uma participação efectiva e democrática dos cidadãos nos processos políticos e de governação local.
A visita serviu também para reforçar a estrutura financeira e programática das Rádios para uma melhor gestão administrativa, financeira e programática do projecto, onde o Sector Financeiro do FORCOM, capacitou as rádios sobre o Manual Financeiro das Rádios. “Pretendemos com esta capacitação reforçar os conhecimentos e as habilidades das rádios na gestão dos seus recursos, particularmente bens móveis e recursos financeiros para uma melhor prestação de contas e uma eficaz gestão organizacional”, disse Rui Manique.