O Forum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) está preocupado com a situação dos casamentos prematuros no país, por essa Razão tem vindo a levar a cabo uma série de actividades convista a redução desta prática no seio das comunidades.
para 2015, o FORCOM vai desencadeiar junto das organizações parceiras que actuam na área uma campanha contra os casamentos prematuros nas comunidades envolvendo 11 Radios Comunitárias das regiões Norte , Centro e Sul para a disseminação dos impactos negativos dos casamentos prematuros e na disseminação dos instrumentos legais sobre o assunto de modo a sensibilizar as comunidades sobre estes problemas contribuindo desta forma para a sua prevenção e para o aumento do número de denúncias e de encaminhamento às entidades competentes.
Para a materialização desta actividade o FORCOM vai realizar encontros trimestrais com instituições governamentais e não-governamentais locais, sector privado e lideranças locais como forma de envolver estes actores locais na luta pela causa.
Refira-se que Moçambique tem uma das Altas taixas de casamentos prematuros. ao nivel mundial ocupa actualmente a 11ª posição, ao nível de África ocupa a 6ª posição e na região da Africa Austral e região Oriental ocupa a 2ª posição.