No contexto de boas relações de cooperação, o Forum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) assinou na manhã da Quarta-feira 1 de Abril um memorando de entendimento com a Escola Superior de Jornalismo (ESJ) com o objectivo principal da consolidação da formação contínua dos colaboradores das Rádios Comunitárias em Jornalismo, bem como da realização de pesquisas científicas, regulares nas áreas do Meio Ambiente e Saúde Pública, Desenvolvimento Rural e HIV-SIDA nas Rádios Comunitárias.
O acordo foi consumado pela Directora Executiva do Forcom Benilde Nhalivilo e pelo Director Geral do ESJ Tomás José Jane. Este, surge pela necessidade de promoção de eventos de partilha de conhecimentos envolvendo colaboradores das Rádios Comunitárias, docentes, estudantes, Funcionários do FORCOM e da Escola Superior de Jornalismo.
Para Luisa Banze, Oficial de Formação e Desenvolvimento de Conteúdos no FORCOM, o memorando é uma mais-valia para o FORCOM, pois, Segundo ela vai permitir que os jornalistas comunitários se beneficiem de formação em jornalismo. Os ganhos desta parceria serão muito mais do que imaginamos, porque como sabemos as Rádios Comunitárias trabalham na base de voluntariado e maior parte dos colaboradores não tem formação em jornalismo. Com esta parceria estes poderão beneficiar de bolsas para formação superior em jornalismo e isso é uma alegria para nós”, afirmou Luísa Banze.
Por sua vez o Director Geral da ESJ, Tomás José Jane diz esperar qualidade nas acções que serão desenvolvidas dentro da parceria. ”Esperamos que esta parceria traga-nos resultados positivos tanto nas pesquisas que vamos realizar assim como nas formações de que os colaboradores das Rádios Comunitárias vão se beneficiar. Não queremos formar comunicadores apenas no certificado, mas sim comunicadores que se vão destacar na prática, seleccionando informações que vão de acordo com as necessidades das comunidades”, disse o Professor Doutor e Director Geral da ESJ.
Refira-se que o acordo tem a duração de 5 anos renováveis. Este foi assinado nas instalações do FORCOM com a presença de alguns membros do FORCOM e de docentes e pesquisadores da ESJ que irão trabalhar directamente com as Rádios Comunitárias.

24Abr