O trabalho desempenhado pelo jornalista da Rádio Comunitária de Catandica John Chekwa na monitoria da Governação local mereceu também destaque na atribuição de certificado de mérito. Conhecido na praça por se tratar de um jornalista muito corajoso, disse a nossa fonte que ” o prémio é resultado do trabalho feito pela toda equipa da Rádio Catandica e dedico este prémio a toda a comunidade de Báruè a qual aqui represento” Afirmou John Chekwa
Chekwa foi mais longe ao afirmar que “Uma Rádio Comunitária não pode ser mal interpretada por estar a fazer a monitoria da coisa pública. Ė uma forma de poder apoiar o Governo a ter um melhor desempenho do seu trabalho, pois é isso que as comunidades querem”, afiançou.
De recordar que esta rádio é famosa por ser um das que mais se destaca em acções de monitoria da Governação local e notabilizou-se em 2013, quando o Tribunal Judicial do Distrito de Báruè, na província de Manica, absolveu, o jornalista e coordenador da Rádio Catandica, John Chekwa, num processo que envolvia a empresa de venda de sementes Nzara Yapera. Trata −se de um caso em que os camponeses se queixaram à Rádio Catandica da falta de qualidade da semente vendida na campanha agrícola em 2012 pela empresa por esta empresa.