Uma menina de 16 anos de idade revelou recentemente à Rádio Comunitária de Chicualacula o seu arrependimento pelo facto de ter iniciado a sua vida sexual cedo, uma vez que culminou com uma gravidez indesejada rejeitada pelo seu parceiro.

O arrependimento foi manifestado no programa Radiofónico contra os Casamentos Prematuros, onde Alegria Pedro Benzane conta como tudo aconteceu, começando por dizer que estava com 14 anos de idade e frequentava a 5ª classe na EPC 25 de Junho, momento que começou a namorar com um jovem de 21 anos de idade residente em Massagena em Chicualacuala.  O namoro, tão cedo resultou numa gravidez no mesmo ano que culminou com o abanou da rapariga à educação.“Quando fiquei grávida os meus pais acompanharam-me à casa do pai do meu filho, mas ele negou a grvidez alegando que eu estava envolvida em multiplas relações justificando desta forma que haviam possibilidades de a gravidez não o pertencer, o que não é verdade”, afirmou Alegria, acrescentando que, a justificação apresentada pelo rapaz fez com que ela regressasse à casa dos pais onde deu a luz.

Actualmente a Rapariga vive com os pais e auxilia-os na prática de agricultura para a sua sobrevivência e a do seu filho, entretanto, alegria disse no programa, que gostaria de voltar a estudar e aconselha as outras meninas a apostarem na educação e a adiarem o sexo para depois da sua formação académica. “Eu estou arrependida por me ter envolvido sexualmente tão cedo, e por causa disso estou fora da escola. Se não tivesse abandonado a escola estaria neste momento na 7ª classe. Estou profundamente arrependida e o que mais quero neste momento é voltar a escola se possivel”, exteriorizou a menina.

Segundo o coordenador da Rádio, Abel Ndzove Para dar resposta ao desejo da rapariga de regressar à escola, a Rádio Comunitária de Chicualacuala convidou para o proximo programa, o Director Distrital da Educação do Distrito, Sr. Alberto Boane para explicar no programa Radiofónico os procedimentos para as raparigas regressarem á escola. “Depois do desabafo desta rapariga achamos importante convidar os provedores dos serviços neste caso a Educação para dar uma luz verde não só a esta rapariga assim como as outras que por diferentes motivos abandonaram a escola mas que hoje tem o desejo de voltar a estudar e não sabem como proceder. Afirmou o Ndove sublinhando que o programa irá ao Ar, proxima Terça-feira do dia 19 de Abril, as 18h 30 na lingua Local changana.

Recorde-se que a Rádio Comunitária de Chicualacuala é sintonizada através da frequência 107.2 Fm e abrange cerca de 13.300 habitantes. Esta é uma das Rádios envolvidas na produção do programa radiofónico intitulado “Deixe-me estudar, Casamento só mais tarde”, com o apoio do FORCOM através dos fundos da OSISA.