FDC em parceria com o BCI e New Faces New Voices realizaram recentemente o 1º Fórum Internacional da Mulher Empreendedora com o objectivo de discutir os problemas que tornam as mulheres empreendedoras excluídas do sistema bancário em Moçambique, afím de se desenhar melhores estratégias para a inclusão financeira das mesmas.

Durante a conferência, a Presidente da Fundação para Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel, mostrou-se indignada com a exclusão dos moçambicanos do sistema bancário no país e apelou a todos os bancos a deixarem de priorizar apenas a minoria elitista mas a olhar também para todos os moçambicanos em particular as mulheres.

“A maioria dos moçambicanos gerem e fazem circular dinheiro entre si, mas os bancos não olham para isso como uma oportunidade de gerar e gerir recursos para fazer a economia moçambicana andar isso porque priorizam as elites, e por essa razão, nós em Moçambique, temos dois tipos de economias que funcionam em paralelo: a economia formal e a informal e grande parte do dinheiro circula na economia informal” disse indignada Graça Machel e apelou a todos os Bancos de Moçambique a tornarem acessível a informação e tornarem os mais simplificados os requisitos para a abertura de conta e concessão de créditos e lembrou-os ainda de baixar as taxas de juros para a inclusão de todos.

Por sua vez, o Presidente de Conselho de Administração do BCI, Paulo Sousa, reconheceu a importância das mulheres no desenvolvimento social do país e por essa razão assegurou a estas a contarem com o BCI para os seus Negócios. “Nós olhamos para o empreendedorismo feminino em todos os sectores como imprescindível e por essa razão declaro que toda as mulheres podem contar com o BCI para os seus negócios”, garantiu o PCA.

A conferência abrangeu mulheres empreendedoras com representação ao nível das regiões Norte, Centro e Sul. Esta teve duração de dois dias e contou com a participação de paises como Uganda, Zimbabwe, Kenya e Rwanda que trouxeram suas expreriencias da inclusão da mulher empreendora nos sistemas bancários das suas comunidades.