Depois de capacitar a rede de formadores virada à produção e desenvolvimento de conteúdos, o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias capacita hoje e amanhã a rede de formadores de contabilistas e financeiros das Rádios Comunitárias com o objectivo de melhorar a gestão administrativa e financeira das mesmas, bem como a prestação de contas.

Na sessão de abertura, a Directora Executiva do FORCOM, Benilde Nhalivilo identificou a falta de conhecimento dos produtores de programas sobre os acordos de parceria assinados entre as Rádios e FORCOM, portanto esta atribui a responsabilidade aos Gestores Administrativos e Financeiros das Rc´s e apela aos mesmos para a descentralização da informação para uma melhor e completa implementação das actividades. “O que notamos é que os produtores de programas tem falta de conhecimento dos acordos de parceria que são assinados com o FORCOM o que afecta no cumprimento das metas. Por essa razão lanço um apelo a todos vocês para envolverem os produtores de programas no conhecimento dos acordos de parceria” frisou Nhalivilo.

De recordar que a rede de formadores em gestão Administrativa e Financeira foi criada em Junho de 2015 com o intuito de melhorar o desempenho das Rádios Comunitárias em matéria de Boa Governação e Prestação de Contas. Fazem parte da mesma contabilistas e financeiros das RC´s.

A capacitação acontece com o apoio da DIAKONIA através dos fundos da Suécia e  abrange 10 contabilistas e Financeiros das RC´s das regiões Norte, Centro e Sul. Depois da formação os participantes irão replicar as lições apreendidas nas Rádios Comunitárias das suas regiões.