O Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) beneficiou recentemente de donativos da União Europeia numa diversidade de equipamentos de escritório nomeadamente, mesas, laptops, cadeiras, caixas de telefones fixos, celulares, auscultadores entre outros materiais recebidos.
O Staff do FORCOM mostra-se satisfeito e grato pela oferta, uma vez que um dos seus principais desafios está no melhoramento dos equipamentos das Rádios Comunitárias.
“O nosso maior desafio é ter Rádios Comunitárias fortalecidas e sustentáveis, que continuam a expandir o direito do povo a informação, temos 46 Rádios e maior parte delas está a funcionar com equipamentos obsoletos. Com esta oferta poderemos minimizar a situação, por isso mesmo que agradecemos a união Europeia pelo apoio e confiança que tem depositado no FORCOM”, afirmou Percina Meque, Oficial do Projecto financiado pela União Europeia no âmbito do processo eleitoral em Moçambique.
Percina Meque diz que a oferta faz parte da continuidade da parceria que o FORCOM tem com a União Europeia e acredita ser uma forma de reconhecimento do trabalho de cobertura eleitoral Nacional que as Rádios Comunitárias fizeram no dia das eleições e continuam a fazer em forma de monitoria. ”O nosso muito obrigado é maior e prometemos intensificar esforços para que possamos fazer valer esse reconhecimento, confiança e parceira”, agradeceu Luísa Banze.
Há que frisar que a União Europeia está a financiar um projecto de dois anos levado a cabo pelo FORCOM intitulado “Aumentando a Consciência Política e Ampliando as Vozes dos Cidadãos nos Processos Eleitorais e Democráticos” que envolve 17 rádios e as mesmas beneficiaram cada delas de 1 Motorizada e 2 Gravadores.