No âmbito do lançamento do programa radiofónico contra os Casamentos Prematuros que teve lugar na Rádo Comunitária de Zavala a 08 de Março, Professores e Estudantes da Escola Primária de Quissico manifestaram a sua satisfação pela a iniciativa do FORCOM/CECAP em lançar o programa na Rádio.

Foi nesse contexto que o Director da Escola Secundária de Quissico em Zavala, Arlindo Timbane, enalteceu a iniciativa, uma vez que segundo este, há poucas acções levadas a cabo no distrito para o combate dos Casamentos Prematuros. Este revelou ainda algumas causas que tornam a Rapariga vulnerável no distrito. “Estamos satisfeitos com este programa radiofónico para educar e sensibilizar a nossa comunidade e estudantes, principalmente as Raparigas, porque muitas delas veem de longe enviadas pelos pais, para estudarem aquí na escola de Quissico. O facto é que estas vivem em cabanas alugadas, situação que as torna vulneráveis aos Casamentos Premturos devido a pobreza”, declarou o Director da Escola.

Por seu turno, Joana Cossa, um caso de superação dos Casamentos Prematuros, esta que já foi casada prematuramente mas devido ao acesso a informação através de campanhas de sensibilização esta abandonou o lar e está actualmente a estudar a 8ª classe na Escola Secundária de Quissico. esta manifestou a sua preocupação em relação aos casamentos prematuros afirmando que gostaria que a sensibilização não terminasse apenas em Quissico mas que se alastrasse para os outros locais, pois, há segundo a interlocutora,  Distritos  e Localidades onde muitas meninas casaram-se prematuramente. “Eu tenho apenas 14 anos e me casei prematuramente, graças a este tipo de campanhas voltei a escola e não gostaria de ver mais meninas da minha idade a se casarem antes de estarem preparadas” disse Joana Cossa.

Refira-se que participaram do lançamento cerca de 100 pessoas dentre eles estudantes, representantes da Saúde, Educação, SAAJ, Acção Social, Gabinete de Atendimento a Familia e Menores Vítimas de Violência Doméstica, Matronas, Secretário Permanente do Governo Distrital, OMM,  Lideres Comunitários/Religiosos, coolaboradores da Rádio e a equipa do FORCOM e CECAP.

De sublinhar que este programa em Zavala abrange cerca de 139 600 Habitantes e é financiado  pela OSISA através do projecto entitulado: CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE