Com o apoio da OSISA, FORCOM em parceria com a CECAP e HOPPEM procedem hoje 16 de Março com o lançamento do programa Radiofónico contra os Casamentos Premturos na Rádio Comunitária Mocímboa da Praia, com o envolvimento de cerca de 80 participantes dentre eles Raparigas e Rapazes Estudantes, Administrador do Distrito, Presidente do Municipio, Líderes Comunitários/Religiosos, Encarregados de Educação e Matronas. Estes que condenam veemente a prática dos Casamentos Prematuros em Cabo Delgado e em particular no distrito de Mocímboa da Praia.

Situada a Norte de Cabo Delgado e sintonizada através da frequência 105.8 FM e com um raio de cobertura de 75 km, espera-se atingir  com o programa cerca de 54 000 habitantes numa transmissão em língua portuguesa e nas línguas locais nomeadamente: Kimwane, Chimaconde e Kiswahil.

Inês Agostinho, de 15 anos de idade, estudante da 9ª Classe na Escola Secundária Januário Pedro, em Mocíboa da Praia, textemunha a existência de várias raparigas suas colegas, que desistiram da escola devido a esta prática que afunda a vida das Raparigas. “Eu tive colegas amigas minhas que já abandoram a escola porque tiveram que se casar, forçadas pelos pais. Eu não gostaria que os meus pais fizessem isso comigo, pois só quero me casar quando me sentir preparada em termos de idade e formação” Sublinhou Inês.

Por outro lado, o Colaborador da Rádio Comunitária Mocímboa da Praia, Kamesse Fabião,  reclama diante do FORCOM e HOPPEM, o facto de os seus tios terem manipulado sua irmã de 12 anos para entrar no Casamento Forçado tendo assim abandonado a escola. “A minha irmã foi forçada com os meus tios a se casar com 12 Anos e com essa idade ela teve um filho. Hoje com 16 anos ela está completamente arrependida e diz que gostaria de um dia voltar a escola” Afirmou Kamesse.

Refira-se que o FORCOM através das Rádios está a trabalhar directamente com os provedores dos serviços distritais da Saúde, Educação e Gabinete de Atendimento a Família e Menores Vítimas de Violência Doméstica, lideranças Religiosas e Comunitárias, pais e encarregados de Educação e a comunidade em geral para a resolução destes casos. “Nós como FORCOM mobilizamos, sensibilizamos e consciencializamos as comunidades através das Rádios. Perante estes casos aquí revelados hoje, iremos trabalhar em conjunto com os provedores dos serviços daquí do distrito assim como com as Associações Locais, lideranças Religiosas e Comunitárias no sentido de trazerem estas raparigas de volta para a escola”, Afirmou O Oficial de Comunicação do FORCOM, Naldo Chivite.

De sublinhar que o programa de lançamento decorre desde as primeiras horas de hoje  e só terminará no final do dia.