O Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) realizou, recentemente, uma série de capacitações com o objectivo de contribuir  para o fortalecimento das Rádios Comunitárias de modo a que estas funcionem  de forma independente, sustentável e que expandam o Direito a Informação, com enfoque para a promoção e protecção dos direitos da criança.

A formação envolveu três Rádios da região sul de Moçambique nomeadamente: Chicualacuala, Lhuvuko e Funhalouro, dos distritos de Chicualacuala e Chókwè, na Província de Gaza e Funhalouro, em Inhambane. Esta acontece no âmbito do programa “A Voz da Criança na Comunidade”, financiado pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolveu cerca de 60 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos directa e indirectamente ligados a produção de programas radiofónicos ao nível local.

Segundo o Assistente de Formação e Desenvolvimento de Conteúdos, Ernesto Saúl, são dois tipos de formações realizadas e versaram sobre diversas temáticas como explica o formador. “Nas capacitações realizadas priorizamos a estruturação dos grupos editoriais, a produção e desenvolvimento de conteúdos, jornalismo básico com enfoque para os Direitos da Criança e edição digital de áudio. Na Rádio Comunitária Chicualacuala realizamos uma formação local e em Chókwè e Funhalouro foram mentorias”, explicou Ernesto Saúl

O nosso entrevistado fala ainda dos contornos da formação em cada um destes distritos.  “Em Chicualacuala onde decorreu a formação local, foi possível notar um certo nível de conhecimento de produção de programas por parte dos colegas da Rádio e sentimos uma participação activa dos mesmos. Entretanto, identificamos algumas fraquezas que mereceram a nossa atenção, como é o caso da gestão institucional”, afirmou Ernesto Saúl acrescentando que, em Funhalouro a mentoria decorreu sem sobressaltos.

Há que sublinhar que para além de formações em produção e desenvolvimento de conteúdos,  foram realizadas em paralelo formações em gestão administrativa e financeira  e monitorias.