No âmbito da produção de programas Radiofónicos contra os Casamentos Prematuros financiado pela OSISA, a Rádio Comunitária de Monapo, identificou recentemente uma menina de nome Gira Manuel Boina que teve o seu bebé com 11 anos de idade fruto de violação sexual do seu padrasto que tinha 41 anos de idade.
Na altura do incidente, Gira Manuel, vivia com sua mãe e seu padrasto, este que a abusava sexualmente na ausência da sua mãe onde com 11 anos a menina ficou grávida. “Quando a minha mãe fosse a machamba, o meu padrasto me mandava tirar a roupa e fazia relações comigo até que fiquei grávida. A minha mãe perguntou-me sobre o pai da criança e eu respondi que era o meu padrasto mas ela não acreditou em mim e por causa disso mandou-me embora de casa”, disse com tristeza no rosto a menina
A rapariga que abandonou a escola na 2ª classe encontra-se hoje com 16 anos de idade e vive numa situção de pobreza absoluta com o seu filho de cinco anos de idade na casa do seu pai biológico no bairro Mutoprine, vila de Monapo. Segundo a Rádio Comunitária de Monapo, a menina diz que apesar da situação da pobreza em que se encontra, gostaria de voltar à estudar. “Um dos problemas que enfrento é de sustento visto que, o meu pai não consegue o mínimo para sobreviver. A sorte é que tenho recebido o apoio da Acção Social embora não tenha ajuda na alimentação uma vez que a criança já tem cinco anos, mas o que eu gostaria mesmo é de voltar a estudar”, frisou a menor.
Por seu turno, o pai biológico da menina, Manuel Boina, lamenta a atitude da sua ex-mulher pelo facto de não ter depositado confiança nas palavra da sua própria filha.
De acordo com a Rádio Monapo o perpetrador deste caso, foi detido na esquadra de Monapo onde veio a ser transferido para a penitenciária de Nampula em 2012. no mesmo ano, este pôs-se em fuga de volta ao Distrito de Monapo onde voltou a praticar os mesmos actos de violação envolvendo a medicina tradicional, e sem razões claras o agressor acabou perdendo a vida no inicio do presente Março.

24Mar