O programa radiofónico foi recentemente realizado ao vivo no recinto da Radio Chicualacuala, localizada no distrito com o mesmo nome na província de Gaza. Este tinha como objectivo, consciencializar a comunidade in loco sobre as nocividades dos Casamentos Prematuros e sensibilizar as mesmas para a mudança de comportamento.
O evento, acontece no âmbito do pacote de produção de programas radiofónicos cotra os Casamentos Prematuros iniciado em Outubro de 2015. Este prevé a realização de pelo menos um encontro entre a Rádio e a Comunidade para discutirem ao vivo a problemática dos Casamentos Prematuros.
Durante o debate foram tratadas temáticas sobre como acabar com a prática, onde os participantes apelaram de forma repetida aos Pais e Encarregados de Educação para deixarem os seus filhos estudarem e adiarem o casamento para mais tarde.
Alunas da EPC Eduardo Mondlane em Chicualacuala, condenam em unanimidade as atitudes de alguns pais que forçam as meninas a abandonar a escola para serem entregues a homens mais velhos. “Eu condeno os pais que entregam suas filhas para o casamento antes da idade e como se não bastasse com homens muito mais velhos e por isso, aconselho a todas as meninas de Chicualacuala a informar a escola ou a policia se isso acontecer com uma delas” afirmou em directo Agelica da Graça de 16 Anos de idade aluna da 7ª Classe esta que sublinhou a necessidade de os pais mudarem o pensamento de trocar a menina pelas cabeças de gado.
Por seu turno, o estudante da 9ª classe na Escola Secundária de Chicuacuala, Juvêncio Chaúque de 19 Anos de idade foi curto e breve deixando uma mensagem para todos os pais presentes assim como para os ouvintes dizendo: “Pais, o futuro deste país está nas mãos das crianças, os futuros Directores e Directoras, Comandantes e Administradores deste distrito são as crianças de hoje, por isso que digo, deixem as crianças irem à escola para o desenvolvimento do nosso distritos”, apelou em directo o estudante sublinhando que o lar não é para crianças.
Refira-se que o evento contou com a presença de cerca de 570 participantes dentre eles adolescentes, jovens, adultos, idosos, pais e encarregados de educação. Das instituições parceiras no combate a este mal estiveram presentes a Saúde, Educação, Acção Social, Gabinete de Atendimento a Família e Menores Vitimas de Violência Doméstica e Lideres Comunitários, estes que explicaram a comunidade a necessidade de se extinguir a prática dos Casamentos Prematuros para o o bem do distrito.

05Mai