Contexto e desafios do sector da Formação
O desenvolvimento do capital humano e institucional do pessoal do FORCOM e das RC’s membrosconstitui um dos principais desafios do Plano Estratégico do FORCOM. Esta área tem vindo a ser implementada a partir de uma Estratégia de Formação e inspirada nas lições aprendidas ao longo do trabalho com as RC’s.
Para além da transmissão de conhecimentos novos e o reforço das competências dos colaboradores das RC’s, o sector da capacitação têm o desafio continuo de formar novos colaboradores da RC’s, uma vez as RC’s perderem, anualmente, seus colaboradores devido à mobilidade e pelo facto de, grande parte deles, estarem na qualidade de voluntários. Por outro lado, o FORCOM mantém o desafio de capacitar os colaboradores das rádios, tanto a nível de produção de conteúdos de temáticas especializadas, assim como em questões técnicas e de governação/gestão das rádios que continuam críticas.
Neste sentido, em 2015, o foco princiapal de actividades é orientado para o reforço da capacidade institucional da organização e das RC’s no que respeita a produção de programas do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Este objectivo deverá ter como base a Rede de Formadores já estabelecida pelo FORCOM que deverá ser reforçada com maiores capacidades de planificação, assim como com reciclagens para compreenderem as novas abordagens temáticas e de integração das lideranças comunitárias e de administração local na planificação e na produção dos conteúdos.
Este processo deverá, inclusivamente, ser acompanhado pela actualização dos manuais de formação e a sua organização num único pacote de formação, por forma a responderem às novas abordagens temáticas e de inclusão dos actores locais no processo de programação.
Veja em anexo:
FORMACAO (PDF)
Estrategia de formacao e desenvolvimento de conteudos-FORCOM (PDF)
Relatorio Anual 2016-Formação (PDF)
Relatorio Anual 2016-Formação (PDF)