Na prossecução das actividades iniciadas em 2015  nas Rádios Comunitárias no contexto da luta contra os casamentos prematuros (CP´s), o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) está a realizar ao nível local, encontros de coordenação das actividades sobre esta prática.

Os encontros contam com a participação dos representantes de instituições dos Governos Distritais da Saúde, Educação, Acção Social, Gabinete de Atendimento a Família e Menores Vitimas de Violência Doméstica, Serviços de Atendimento de Adolescentes e Jovens (SAAJ) e Justiça, Associações locais, Líderes comunitários e religiosos, incluindo Matronas e representantes das Rádios Comunitárias.

As sessões acontecem com o objectivo de reforçar a planificação, coordenação e a monitoria conjunta com todos os actores locais que desenvolvem ou pretendem realizar actividades de prevenção e de combate à esta prática.

Lara vanessa, assistente de Género no FORCOM, explica a razão que levou à realização dos encontros. “Nós como FORCOM estamos cientes que o problema dos CP´s deve ter uma abordagem multisectorial e multidimensional, pois toca com diferentes assuntos tais como Educação, Saúde, Violência e outros Sectores. Consideramos esta actividade oportuna porque sabemos que existem outras instituições e organizações governamentais e não-governamentais locais que também desenvolvem actividades nesta área, daí que a coordenação é pertinente e imprescindível”, afirmou a Assistente.

Importa sublinhar que os encontros são financiados pela OSISA e estão a ser realizados em 11 distritos onde se localizam as Rádios Comunitárias envolvidas na produção de programas contra este mal. Neste momento, as equipas do FORCOM encontram-se distribuídas nos distritos de Chicualacuala na província de Gaza, Zavala, Morrumbene, Homoine e Massinga em Inhambane, Mwembe em Niassa, Monapo e Angoche em Nampula, Mocímboa da praia em Cabo Delgado e no distrito de Manica na província com o mesmo nome.